Este site pertence a Leopoldo C. Baratto, fundador e coordenador do PlantaCiência. 2019.
 

COLUNAS

Illustrated Tiger

Oficinas de Plantas Medicinais no SUS em São Bento do Sul-SC: Educação em Saúde e o retorno da informação à comunidade

Ana Carla Prade

Quando iniciei minhas atividades à frente do programa de fitoterapia de São Bento do Sul, em Santa Catarina, uma das minhas maiores angústias era como levar as informações do que estávamos fazendo até a população. Em 2017, após quatro meses de levantamento etnobotânico e etnofarmacológico, muitas informações pipocavam nos relatos dos entrevistados sobre o uso de plantas medicinais (aqui no PlantaCiência já escrevi sobre o nosso levantamento etnobotânico).

14 de julho de 2021
Illustrated Tiger

50% menos barriga, 100% mais felicidade! A laranja-moro emagrece mesmo?

Leopoldo C. Baratto

Há décadas, a ditadura da beleza nos causa angústia em frente ao espelho. Com as mídias sociais, a imposição de padrões estéticos tornou-se obsessão: corpos esculturais na praia clamando curtidas nas fotos do Instagram, rostos moldados à base de ácido hialurônico, lábios com micropigmentação, criolipólise, fios de sustentação, peeling, luz intensa pulsada, botox preventivo, silicone e o novo método da próxima semana.

07 de julho de 2021
Illustrated Tiger

“Conosco-ninguém-pode”: tóxica para o corpo, protetora da alma

Lucas Greenhalgh

Desde pequeno eu ficava admirado com as plantas que normalmente cresciam nos jardins do subúrbio carioca. Jardins que decoravam fachadas de casas, caracterizadas pelo seu estilo de inspiração colonial ou Art Déco característicos do século XX, harmonizando com imagens de santos e outras figuras religiosas em azulejos.

23 de junho de 2021
Illustrated Tiger

Comunidades da Amazônia: os protetores da biodiversidade

Gilberto C. Oliveira

“Estamos segurando o céu para que ele não desabe sobre nossas cabeças”.
Começo citando esse trecho do depoimento de um dos maiores líderes Yanomami, Davi Kopenawa. Davi afirma que o povo Yanomami segura o céu, pois as “xawaras” (doenças) são provocadas pelas destruições das florestas, dos solos e dos rios pelos “brancos” (não-indígenas), e esse desequilíbrio provoca o desabamento do céu sobre todos do planeta Terra.

16 de junho de 2021
Illustrated Tiger

As acácias e mimosas sagradas: propriedades psicoativas de plantas ritualísticas

Hélio de Mattos Alves

As espécies do gênero Acacia (Fabaceae) sempre foram consideradas plantas sagradas por diferentes povos e culturas de todo o mundo. No Papiro de Ebers existe um "Tratado dos olhos", com uma centena de receitas, que nos dá uma ideia do campo de conhecimentos dos médicos egípcios.

09 de junho de 2021
Illustrated Tiger

Afinal, por que desidratamos Plantas Medicinais?

Ana Carla Prade

Era abril de 2018 em São Bento do Sul, Planalto Norte de Santa Catarina, e a horta comunitária do bairro Centenário estava verdejante. Hortaliças, plantas medicinais e PANCs (plantas alimentícias não convencionais), tudo brilhava e pedia colheita! Afinal, o início do outono é a época próspera para iniciar o armazenamento do que cultivamos nos meses anteriores.

02 de junho de 2021
Illustrated Tiger

Os derivados antracênicos e sua propriedade laxante

Leopoldo C. Baratto

Os derivados antracênicos são conhecidos na Farmacognosia principalmente pelas suas propriedades laxantes. Estes metabólitos secundários com propriedades laxativas são encontrados em fontes vegetais e incluem principalmente as antronas, antraquinonas e diantronas.

27 de maio de 2021
Illustrated Tiger

Kusumāyurveda: o uso das flores no Ayurveda

Nina C. Barboza da Silva

A flor é um símbolo de bem-aventurança, néctar e abertura da consciência, jogo amoroso da natureza, beleza, doçura e amor. Além disso, as flores estão presentes em romances, rituais, diferentes religiões e são utilizadas pelo ser humano para embelezar seu ambiente. Além dos fins decorativos, as flores também são utilizadas como alimento e medicamento.

19 de maio de 2021
Illustrated Tiger

Isaba Kiambote: um olhar do candomblé sobre o bem-estar em comunidade

Lucas Greenhalgh

Na minha última coluna, discuti como o conceito de saúde está intrinsecamente ligado ao viver individual e coletivo, a subjetividades e não apenas a um objeto-doença (ou a ausência dela).
Durante minha pesquisa para observar práticas que levavam em conta essa noção mais abrangente de saúde, encontrei o projeto Isaba Kiambote.

12 de maio de 2021
Illustrated Tiger

A Cannabis nas Farmácias Vivas: um novo desafio na saúde pública

Gilberto C. Oliveira

A Cannabis sativa volta e meia é centro das discussões em saúde pública, por conta das complexidades que envolvem o processo de uso dessa planta para fins medicinais no Brasil. Atualmente, reacendeu-se o debate da introdução do cultivo e uso da Cannabis dentro das Farmácias Vivas, para que seja uma estratégia de aumento do acesso ao tratamento com canabinoides.

05 de maio de 2021