Este site pertence a Leopoldo C. Baratto, fundador e coordenador do PlantaCiência. 2019.
Buscar
  • plantaciencia

Probiótico à base de cupuaçu com benefícios à saúde é testado no Oeste do Pará

Uma pesquisa que, brevemente, será fundamental para impulsionar o lançamento de um produto no mercado e que vai contribuir para a melhoria de vida de quem optar por seu consumo, foi apresentada por um acadêmico da Universidade Federal do Oeste do Pará, em Santarém, no oeste paraense.

O projeto foi defendido por Lucas Alvarenga da Silva, acadêmico de Biotecnologia da Ufopa, como trabalho de conclusão de curso (TCC). O resultado direciona para a elaboração de um produto a partir do suco do cupuaçu, fruto originário da Amazônia.


Com o tema “Suco de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) como veículo para administração do probiótico Lactobacillus platarum Lp62: otimização, potencial antioxidante e estabilidade”, Lucas se organiza, agora, para a publicação do trabalho em uma revista científica.


De acordo com o discente, todo o levantamento começou em março deste ano, finalizado após aproximadamente 8 meses e todo trabalho é baseado na produção de um suco fermentado de cupuaçu, utilizando uma bactéria probiótica.


"Um micro-organismo que influencia positivamente na saúde de quem ingerir. Basicamente passamos uns 8 meses trabalhando esse experimento, realizando a produção do suco, fazendo o processo de otimização da fermentação e diversos outros testes de qualidade, referentes ao potencial antioxidante, e nosso resultado foi bastante otimista”, explicou.

Segundo dados da pesquisa, o suco de cupuaçu com a adição da bactéria teve um aumento significativo na quantidade de antioxidantes. São essas substâncias que contribuirão com a saúde e bem-estar dos consumidores. A bactéria também consegue inibir outros micro-organismos causadores de doenças.


O pesquisador assegura que o lançamento de um produto a partir do suco do cupuaçu deverá ocorrer, inicialmente, em nível regional.

Clique aqui para ler a reportagem na íntegra.

53 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

© 2019 Desenvolvido por Leopoldo C. Baratto, coordenador do Projeto "PlantaCiência".