Este site pertence a Leopoldo C. Baratto, fundador e coordenador do PlantaCiência. 2019.
top of page
Buscar
  • Foto do escritorplantaciencia

Urtiga australiana contém toxina com efeito semelhante ao veneno de escorpião

A Austrália conta com um grande número de espécies animais especialmente perigosas, às quais se acrescenta agora uma planta que possui um veneno parecido com o dos escorpiões e que pode provocar dores torturantes por semanas - revelaram pesquisadores. Basta tocar uma folha de dendrocnide para sentir uma dor insuportável. Essa espécie de urtiga, também encontrada em algumas florestas dos Estados Unidos e da Europa, é conhecida pelo nome indígena de yimpi-yimpi.

As vítimas relatam como, no início, sentiram "uma sensação de queimação e depois, ao longo das horas, uma dor que lembra a de quando uma parte do corpo fica presa na porta de um carro amassado", informaram pesquisadores da Universidade de Queensland. Até o fim, que parece interminável, a simples ação de tomar um banho pode reacender a dor. A yimpi-yimpi é coberta por pelos muito finos em forma de agulha, semelhantes aos de outras urtigas. Os testes para detectar a presença dos agentes irritantes mais comuns, como as histaminas, não produziram resultados até o momento.


As vítimas relatam como, no início, sentiram "uma sensação de queimação e depois, ao longo das horas, uma dor que lembra a de quando uma parte do corpo fica presa na porta de um carro amassado".

Clique aqui para ler a reportagem na íntegra.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conhecida como a "primeira-dama da botânica no Brasil", Graziela Maciel Barroso foi a maior catalogadora brasileira de plantas. Ela nasceu em 1912, em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e continuou rea

bottom of page