Este site pertence a Leopoldo C. Baratto, fundador e coordenador do PlantaCiência. 2019. A história do Guaraná Jesus: de remédio a refrigerante pop
top of page
Buscar
  • Foto do escritorplantaciencia

A história do Guaraná Jesus: de remédio a refrigerante pop

Criada nos anos de 1920, a fórmula do Guaraná Jesus foi desenvolvida pelo farmacêutico, Jesus Norberto Gomes, em São Luís (MA). Inicialmente, a ideia era desenvolver um medicamento, entretanto, o sabor do 'xarope' agradou demais os netos do profissional, se tornando, anos depois, a bebida Kola Guaraná Jesus, que foi incorporada ao gigante grupo da Coca-Cola, em 2001.


A história:

Em sua trajetória,  aos 14 anos, Jesus se mudou para a capital do Estado do Maranhão, na esperança de trabalhar em qualquer coisa e ganhar dinheiro. Sua primeira oportunidade de emprego foi na farmácia Marques, onde ele começou a ter interesse pela profissão de farmacêutico.

Aos 20 anos, ele comprou uma farmácia intitulada Galvão. A partir desse momento, começou a fabricar alguns medicamentos. Com o passar dos tempos, o farmacêutico criou uma seção de águas gasosas e refrigerantes, iniciando as pesquisas para produzir esses produtos. Então, surge o primeiro produto, o Guaraná Jesus, que possuía leve sabor amargo e não agradou a maioria dos degustadores naquela época.

No entanto, Jesus continuou com suas experiências, logo chegando à fórmula da Kola Guaraná Jesus, que foi muito bem aceita pela coloração diferenciada, cor de rosa, e pelo sabor adocicado, lembrando vagamente tutti-frutti. Entre os ingredientes do refrigerante estão extratos de guaraná, cafeína, teofilina e teobromina.

Principalmente no Maranhão, o sucesso do Guaraná Jesus atravessou gerações e se tornou, atualmente, um dos símbolos da cultura daquele Estado. No entanto, com o passar dos anos, a fama do produto, que é mais popular no Nordeste, fez com que a bebida virasse queridinha também em outras regiões do território nacional.

Em 1963, Jesus faleceu, entretanto, ele deixou um enorme legado. Segundo seu neto, Fábio Gomes, seu avô era um grande visionário, pioneiro em explorar a biodiversidade da Amazônia.

Em entrevista à revista Piauí, em 2007, o familiar revelou que o farmacêutico fazia expedições e sempre trazia ervas da floresta amazônica. “Antes de todo mundo começar a falar em biodiversidade, ele já achava que o grande tesouro farmacológico do mundo estava na selva amazônica”, contou.


O Guaraná Jesus é extremamente popular no nordeste do Brasil.

Clique aqui para ler a reportagem na íntegra.

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A "primeira-dama da Botânica" no Brasil

Conhecida como a "primeira-dama da botânica no Brasil", Graziela Maciel Barroso foi a maior catalogadora brasileira de plantas. Ela nasceu em 1912, em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e continuou rea

bottom of page