O PROJETO

     O PlantaCiência surgiu no contexto de um projeto de extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ com o objetivo de fazer divulgação científica na área de plantas medicinais e fitoterápicos. Divulgação científica tanto para aguçar a curiosidade, ou orientar/alertar quanto ao uso correto dos produtos naturais, quanto criar materiais didáticos e estabelecer metodologias de ensino-aprendizagem para o ambiente escolar a nível de educação básica.

   A criação dos canais do “PlantaCiência” surge com o crescimento dos recursos e inovações da era tecnológica, entre eles as redes e mídias sociais. Estas redes sociais têm enorme apelo popular e as publicações nestes canais têm amplo alcance, visibilidade e compartilhamentos na internet. O conhecimento científico produzido pelas universidades e centros de pesquisa, na maioria das vezes, têm linguagem técnica e acadêmica, pouco acessível à compreensão da comunidade não acadêmica.

Divulgação Científica: tradução do conhecimento especializado

   Na área de plantas medicinais e fitoterápicos, observa-se um aumento na circulação de informações que não têm embasamento científico ou que têm um tom apelativo, levando a população muitas vezes ao uso equivocado ou incorreto das plantas medicinais.

    A transmissão de informações em linguagem popular, porém de cunho científico, é de extrema importância para promover o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos.

Exemplo de postagens sensacionalistas sobre plantas medicinais

Objetivos do PlantaCiência:

a) CURIOSIDADE: informações variadas sobre plantas medicinais e fitoterapia

b) ENSINO-APRENDIZAGEM: material didático para alunos e professores de escolas da Educação Básica

c) ORIENTAÇÃO/ALERTA: desmistificar o uso inadequado das plantas medicinais

Fluxograma de atividades do PlantaCiência

Conteúdos que criamos:

a) Infográficos

b) Vídeos de curta duração

c) Podcasts

d) Roteiros de atividades práticas

Quer entrar em contato com a gente?

© 2019 Desenvolvido por Leopoldo C. Baratto, coordenador do Projeto "PlantaCiência".