Nicotiana glauca: a planta confundida com couve que é muito tóxica
Hélio de Mattos Alves
16 de outubro de 2025
Revisado por Leopoldo C. Baratto
Na última semana, um caso de emergência hospitalar chamou a atenção da população: quadros de intoxicação por ingestão da falsa couve (Nicotiana glauca), com um indivíduo chegando em estado de coma. Essa planta é uma espécie da família Solanaceae, conhecida como charuteira, charuto-do-rei e tabaco-arbóreo, a qual também é utilizada como planta ornamental. A N. glauca possui em suas folhas três alcaloides: nicotina (1), nor-nicotina (2) e anabasina (3).
Ao contrário de outras espécies de Nicotiana - como a Nicotiana tabacum, o tabaco usado pela indústria de cigarros, cujo principal composto é a nicotina -, nas folhas da N. glauca, o principal metabólito é a anabasina; no entanto, na raiz da N. glauca a nicotina está presente em igual proporção da anabasina. A razão da anabasina (alcaloide piridínico, semelhante em estrutura e efeitos à nicotina), estar em maior concentração nas folhas, se deve a função que ele exerce contra o ataque de herbívoros. Quando existe um estresse físico na planta, ocorre um rápido aumento na taxa de transcrição dos genes envolvidos na síntese da anabasina, levando a um aumento na concentração dessa substância nas folhas superiores e laterais da planta.
O início dos sintomas no envenenamento agudo por N. glauca varia entre 5 minutos e 3 horas após a ingestão. Os sintomas relatados em humanos após ingestão da folha são náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia, perda dos movimentos dos membros inferiores e convulsões. Não havendo tratamento imediato, ocorre o bloqueio da placa motora, levando a falência respiratória, coma e morte. Na fase aguda da intoxicação ocorre dilatação das pupilas e bradicardia extrema. Não existe antídoto específico para o envenenamento por N. glauca, e o tratamento é amplamente de suporte e sintomático, incluindo ventilação mecânica até que o efeito desapareça.
Portanto, este caso ilustra a importância de se conhecer muito bem a identidade das plantas antes de consumi-las. Um equívoco que pode ser fatal.
______
Referências:
1) Furer V, Hersch M, Silvetzki N, Breuer GS, Zevin S. Nicotiana glauca (tree tobacco) intoxication--two cases in one family. J Med Toxicol. 2011 Mar;7(1):47-51. doi: 10.1007/s13181-010-0102-x. PMID: 20652661; PMCID: PMC3614112.
2) Sercan Y, Selahattin KG. Respiratory Failure Due To Plant Poisoning: Nicotiana glauca Graham. J Emerg Med. 2018 Sep;55(3):e61-e63. doi: 10.1016/j.jemermed.2018.06.039. Epub 2018 Aug 1. PMID: 30077363.





