
Professor e Pesquisador da Faculdade de Farmácia da UFRJ desde 1983.
Hélio de Mattos Alves
Colunas
O potencial diurético da cavalinha
O gênero Equisetum, da família Equisetaceae, é amplamente distribuído em todo o mundo e pode ser o gênero que não foi extinto mais antigo da Terra. Existem cerca de 30 espécies conhecidas neste gênero. O uso tradicional mais difundido das espécies de Equisetum é como diurético, seguido pelo tratamento de doenças geniturinárias (doenças renais, uretrite, cálculos renais e outras), inflamação, cicatrização de feridas, doenças reumáticas, prostatite e hipertensão.
Salsaparrilha (Smilax spp.): aspectos químicos e medicinais
As espécies do gênero Smilax são abundantes nas Américas, encontradas desde o México até o Sul do Brasil. No Brasil encontramos 32 espécies do gênero Smilax (família Smilacaceae), sendo que oito delas possuem propriedades medicinais. Consta da 1ª edição da Farmacopeia Brasileira...
Jurubeba: os alcaloides esteroidais de S. paniculatum e suas propriedades farmacológicas
Solanum paniculatum L., da família Solanaceae, conhecida como jurubeba é utilizada para tratamento de disfunções gástricas e prevenção de doenças hepáticas. Planta nativa da América do Sul, é empregada de diversas formas na medicina popular. Os estudos sobre os benefícios da jurubeba já começaram a ser feitos no século XIX, pelo naturalista alemão von Martius.
Mate: a herança dos guaranis
A erva-mate, classificada em 1820 pelo naturalista francês Saint-Hilaire, está intimamente ligada ao período pré-colonial, quando as populações indígenas guaranis habitavam a região definida pelas bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, na época da chegada dos colonizadores espanhóis.
As acácias e mimosas sagradas: propriedades psicoativas de plantas ritualísticas
As espécies do gênero Acacia (Fabaceae) sempre foram consideradas plantas sagradas por diferentes povos e culturas de todo o mundo. No Papiro de Ebers existe um "Tratado dos olhos", com uma centena de receitas, que nos dá uma ideia do campo de conhecimentos dos médicos egípcios.