top of page

Divulgação Científica na escola
As mídias sociais como ferramentas de ensino-aprendizagem
A disseminação da informação é fundamental para o processo de educação. As redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia de alunos e professores e se tornaram uma extensão da sala de aula, onde a participação do estudante é bem-vinda. Mesmo que essas redes não tenham sido criadas para fins educacionais, os professores já reconhecem o potencial delas para o ensino. É importante fazer uso do potencial educativo das tecnologias da informação e da comunicação, pois sem o suporte tecnológico ficam comprometidas as chances de aumentar a variedade e a diversidade necessárias à sala de aula contemporânea.

Divulgação Científica em sala de aula: informação científica alinhada à metodologia de ensino-aprendizagem é uma ferramenta bem-sucedida.
As mídias sociais possibilitam ao indivíduo ter acesso a uma ampla gama de informações e complexidades de um contexto (próximo ou distante) que, num processo educativo, pode servir como elemento de aprendizagem, como espaço de socialização, gerando saberes e conhecimentos científicos. A relação de comunicação e de interatividade entre os usuários se faz através de variadas formas de linguagem, sejam iconográficas, audiovisuais ou textuais. Sendo assim, o leitor não é um simples receptor de informações, mas interfere, manipula, modifica, reinventa. É possível uma interação verbal e visual viva, significativa que desenvolve a argumentação e leva consequentemente a uma maior apropriação dos temas a serem debatidos, organizados, apreendidos.
A interação das crianças e adolescentes em idade escolar com canais de divulgação científica nas redes sociais é uma ferramenta com potencial de ensino-aprendizagem e socioeducativo que deve ser explorada. Da mesma forma, os professores podem se beneficiar das redes sociais explorando conteúdos digitais para serem usados como material didático.
bottom of page