
Estudante de graduação do curso de Farmácia da UFRJ. É bolsista do PlantaCiência.
Fernanda Mariath
Colunas
Merian & filhas: Maria Sibylla, Johanna e Dorothea
Na minha última coluna, embarcamos em uma expedição para o Suriname com a Maria Sibylla Merian. Dorothea Gsell, filha mais nova da Merian, embarcou junto, sendo auxiliar da sua mãe. Ela participou da expedição, ajudou no preparo das tintas, fez algumas ilustrações, observações e auxiliou na publicação de Metamorphosis Insectorum Surinamensis. Esse fato me chamou muita atenção quando comecei a estudar sobre a Maria Sibylla: uma expedição com mãe e filha?
Uma expedição científica para o Suriname com a Maria Sibylla Merian
Quando eu comecei a ler Metamorphosis Insectorum Surinamensium (1705), as primeiras palavras da autora já me transportaram para junto dela. Na passagem inicial, Maria Sibylla Merian afirma que é óbvio que o abacaxi deveria aparecer no começo do livro, porque é o rei de todas as frutas e também a sua fruta favorita. Compartilhar a mesma fruta favorita com ela, foi o suficiente para eu embarcar junto em sua expedição rumo à América.
Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher: Que prêmio é esse?
No momento em que eu soube que tinha sido uma das finalistas do 4º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, eu mandei mensagem no meu grupo da família contando a novidade. Em resposta, recebi várias mensagens de parabéns com emojis de confete, coração e palmas. Mas logo veio a mensagem do meu irmão caçula , o “Menor”: “que prêmio é esse?”. Eu percebi que não tinha ideia de como responder essa pergunta em uma frase. Tentando responder, acabei escrevendo esse texto!