Este site pertence a Leopoldo C. Baratto, fundador e coordenador do PlantaCiência. 2019. Ana Carla Prade
top of page

Farmacêutica de Práticas Integrativas, Fitoterapeuta Clínica, agricultora urbana e uma apaixonada por plantas medicinais. Desenvolve trabalho relacionado à Farmácias Vivas em São Bento do Sul-SC.

Ana Carla Prade

Colunas

Protocolo de retirada dos inibidores da bomba de prótons com a espinheira-santa: pequenos passos que abrem caminhos enormes

Vamos contextualizar quem é esta planta: espinheira-santa é o nome popular atribuído à espécie Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek. É uma planta arbórea, da família Celastraceae, encontrada predominantemente na região sul do Brasil. Apresenta na sua complexa composição química diversos metabólitos secundários: alcaloides; terpenos, fitoesteróis; flavonoides; ácido clorogênico; taninos hidrolisáveis, entre outros vários componentes. É uma espécie utilizada tradicionalmente como cicatrizante de feridas internas e externas, entre outras aplicações, e foi eleita a planta medicinal símbolo de Santa Catarina.

Oficinas de Plantas Medicinais no SUS em São Bento do Sul-SC: Educação em Saúde e o retorno da informação à comunidade

Quando iniciei minhas atividades à frente do programa de fitoterapia de São Bento do Sul, em Santa Catarina, uma das minhas maiores angústias era como levar as informações do que estávamos fazendo até a população. Em 2017, após quatro meses de levantamento etnobotânico e etnofarmacológico, muitas informações pipocavam nos relatos dos entrevistados sobre o uso de plantas medicinais (aqui no PlantaCiência já escrevi sobre o nosso levantamento etnobotânico).

Levantamento etnobotânico e sua importância no Programa de Fitoterapia de São Bento do Sul-SC

Quando iniciamos o planejamento do Farmácia Viva em São Bento do Sul a primeira questão a ser resolvida era quais plantas medicinais iriamos trabalhar. As questões “onde?” e “como?” já estavam previamente sanadas...

Espinheira-Santa, Capim-Limão e Lípia: Fitoterapia na Amostra Brasil Aqui Tem SUS!

Todos os anos, há 18 anos, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) realiza um grande congresso para discutir as políticas públicas de saúde, a garantia constitucional à saúde e para discutir as temáticas que envolvem os processos do maior sistema público de saúde do mundo, o nosso SUS. No congresso também ocorre a amostra “Brasil, Aqui Tem SUS”, espaço onde as equipes de saúde dos municípios brasileiros, que passaram por uma seleção prévia na etapa estadual, apresentam suas experiências exitosas nos diversos âmbitos da saúde pública. São experiências que versam sobre Atenção Primária, ampliação do acesso, imunização, controle social, assistência farmacêutica, práticas integrativas e complementares, enfim, é a oportunidade de apresentarem seus trabalhos e práticas inovadoras para o Brasil

Afinal, por que desidratamos Plantas Medicinais?

Era abril de 2018 em São Bento do Sul, Planalto Norte de Santa Catarina, e a horta comunitária do bairro Centenário estava verdejante. Hortaliças, plantas medicinais e PANCs (plantas alimentícias não convencionais), tudo brilhava e pedia colheita! Afinal, o início do outono é a época próspera para iniciar o armazenamento do que cultivamos nos meses anteriores.

Fitoterapia, Plantas Medicinais e PICS no município de São Bento do Sul-SC

Olá a todos leitores e visitantes do “PlantaCiência”. Meu nome é Ana Carla Prade, sou Farmacêutica de Práticas Integrativas, Fitoterapeuta Clínica, agricultora urbana e uma apaixonada por plantas medicinais.

Fitoterapia no SUS, como avançar?

É com grande alegria que retorno às colunas aqui no Planta Ciência, trazendo aos nossos leitores o olhar da fitoterapia na perspectiva dos profissionais de saúde, dos serviços e programas desenvolvidos pelos municípios aqui no Sistema Único de Saúde (SUS). Sim, digo aqui no SUS porque sou uma profissional que trabalha com a fitoterapia e com um dos modelos de Farmácia Viva em São Bento do Sul, Santa Catarina, e junto a vários colegas luto pela fitoterapia como alternativa e complemento terapêutico nas diferentes linhas de cuidados.

Confusões no dia a dia do Farmácia Viva: Espinheira-santa, espécies semelhantes e a contribuição definitiva da descrição botânica em nossa rotina

Planta medicinal símbolo de Santa Catarina, a Monteverdia ilicifolia (Mart. ex Reissek) Biral (Celastraceae), antigamente denominada Maytenus ilicifolia (Mart. ex Reissek), ou comumente chamada espinheira-santa, foi uma das espécies mais citadas em nosso levantamento etnobotânico municipal (aliás, este foi tema da minha primeira coluna aqui no PlantaCiência).

bottom of page