Este site pertence a Leopoldo C. Baratto, fundador e coordenador do PlantaCiência. 2019. Leopoldo C. Baratto
top of page

Professor, Pesquisador e Extensionista da Faculdade de Farmácia da UFRJ. É também o idealizador e coordenador do PlantaCiência. Apaixonado por divulgação científica, arte, literatura e cultura em geral.

Leopoldo C. Baratto

Colunas

50 por cento menos barriga: 100 por cento mais felicidade! A laranja-moro emagrece mesmo?

Há décadas, a ditadura da beleza nos causa angústia em frente ao espelho. Com as mídias sociais, a imposição de padrões estéticos tornou-se obsessão: corpos esculturais na praia clamando curtidas nas fotos do Instagram, rostos moldados à base de ácido hialurônico, lábios com micropigmentação, criolipólise, fios de sustentação, peeling, luz intensa pulsada, botox preventivo, silicone e o novo método da próxima semana.

Fake News sobre plantas medicinais em tempos de pandemia

Fake News, se traduzirmos literalmente do inglês, são “notícias falsas” ou “notícias equivocadas”. Estas notícias são intencionalmente falsas, com potencial para enganar os leitores, criadas com o propósito de gerar dubiedade sobre algum fato, levando a incertezas quanto a veracidade da informação.

O cachorro que comia plantas

Nós tínhamos uma cachorrinha que viveu lá em casa por 15 anos. Ela se chamava Jade. Sim, Jade, em alusão a protagonista da novela "O Clone" (“Inshalá!”) vivida por Giovanna Antonelli, em 2001, mesmo ano que adotamos ela.

Like a Virgin: plantas da virgindade

Like a virgin, touched for the very first time. Like a virgin, when your heart beats next to mine (...). Nos anos 80 Madonna foi uma das artistas mais importantes a clamar por igualdade entre gêneros e pela libertação sexual das mulheres. Mas isso nem sempre foi assim.

Os derivados antracênicos e sua propriedade laxante

Os derivados antracênicos são conhecidos na Farmacognosia principalmente pelas suas propriedades laxantes. Estes metabólitos secundários com propriedades laxativas são encontrados em fontes vegetais e incluem principalmente as antronas, antraquinonas e diantronas.

Uma crônica fitoterápica nos tempos do coronavírus: Considerações sobre os efeitos da equinácea e da cúrcuma no sistema imunológico

2020 será um ano que ficará marcado em nossas vidas para sempre.

Caquis verdes e maduros

No sítio dos meus avós havia um enorme caquizeiro. Todo domingo visitávamos meus avós, era uma rotina da qual sinto falta. Nas tardes de domingo de maio, quando era época de caquis, chegávamos e íamos direto colher as frutas.

Qual a dimensão da riqueza da biodiversidade brasileira?

A flora brasileira compreende quase 50 mil espécies de plantas, algas e fungos; destes, mais de 38 mil espécies correspondem a vegetais. Estes impressionantes números (você pode conferir na Flora do Brasil) colocam o país no topo do ranking das maiores biodiversidades do planeta.

Admirável coincidência: a assustadora semelhança entre o livro Admirável Mundo Novo e o cenário da Ciência Brasileira

Na literatura, as distopias – ou antiutopias - são um gênero que me prendem a atenção. Após ler “O Conto da Aia”, de Margareth Atwood...

Três cascas de jabuticaba

Fui criado em cidade do interior, “da roça”, como se diz. Naquele tempo, anos 90, brincávamos na rua o dia inteiro, pés descalços, correndo para lá e para cá. Esconde-esconde, pega-pega, gato mia, pula corda. Como é bom ser criança, não?

bottom of page